quarta-feira, 29 de abril de 2009

A febre FACE BOOK

Responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e um objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. As redes sociais representam uma forma de representação dos relacionamentos, afetivos ou profissionais dos seres humanos. OFacebook é um website de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes do Harvard College. Ela foi expandida ao Massachusetts Institute of Technology, à Boston University, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O site possui mais de 58 milhões de usuários ativos. O site é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de $1,5 milhões por semana em abril de 2006, segundo rumores). Usuários criam perfis que contém fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados. De acordo com o TechCrunch, 85% dos membros dos colégios suportados têm um perfil cadastrado no site e, dentre eles, 60% faz login diariamente no sistema, 85% o faz pelo menos uma vez por semana e 93% o faz pelo menos uma vez por mês. De acordo com Chris Hughes, porta-voz do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook. Em um estudo conduzido em 2006 pela Student Monitor, uma empresa especializada em pesquisas de mercado relacionadas a estudantes universitários de Nova Jérsei, Facebook foi o segundo nome mais "in" entre os estudantes, empatado com cerveja e sexo e perdendo apenas para iPod O FaceBook tem que analisar melhor os seus conceitos sobre o que é obscenidade ou não. A remoção em 2008 de fotos de mães amamentando seus bebes, foi alvo de protestos de muitas delas, e deu origem a um enorme debate na internet sobre isso.O FaceBook tem que analisar melhor os seus conceitos sobre o que é obscenidade ou não. A remoção em 2008 de fotos de mães amamentando seus bebes, foi alvo de protestos de muitas delas, e deu origem a um enorme debate na internet sobre isso.Mas a decisão do Facebook de remover algumas fotos de amamentação enraiveceu alguns usuários, entre os quais a norte-americana Kelli Roman, mãe que teve uma foto que a mostrava alimentando a filha removida pelo Facebook.Roman é uma das administradoras de uma petição online intitulada "ei, Facebook, amamentação materna não é obscenidade", que ganhou força na semana passada depois que as manifestantes organizaram uma "amamentação de protesto" no Facebook e realizaram uma pequena manifestação diante da sede da empresa, em Palo Alto, Califórnia.

A petição já obteve mais de 80 mil assinaturas e mais de 10 mil comentários, e redespertou um velho debate sobre os prós e contras da amamentação em locais públicos.

Estatísticas do Facebook em dezembro de 2007
Usuários ativos Mais de 58 milhões
Média de novos usuários por dia Cerca de 250,000
Page views Mais de 65 bilhões por mês
Buscas Mais de 500 milhões por mês[37]
Maiores países Estados Unidos
Canadá
Reino Unido
Austrália
Turquia
Suécia Suécia
Noruega
África do Sul
França França
Honduras
Ranking de tráfego mundial 5º (Alexa)
Fotos 1,7 bilhões (média de 44 por pessoa)[5]
Maiores redes Londres, Reino Unido (1,760,596)[38]
Toronto, Canadá (966,092)[39]

Nenhum comentário:

Postar um comentário