quarta-feira, 29 de abril de 2009

A febre FACE BOOK

Responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e um objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. As redes sociais representam uma forma de representação dos relacionamentos, afetivos ou profissionais dos seres humanos. OFacebook é um website de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes do Harvard College. Ela foi expandida ao Massachusetts Institute of Technology, à Boston University, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O site possui mais de 58 milhões de usuários ativos. O site é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de $1,5 milhões por semana em abril de 2006, segundo rumores). Usuários criam perfis que contém fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados. De acordo com o TechCrunch, 85% dos membros dos colégios suportados têm um perfil cadastrado no site e, dentre eles, 60% faz login diariamente no sistema, 85% o faz pelo menos uma vez por semana e 93% o faz pelo menos uma vez por mês. De acordo com Chris Hughes, porta-voz do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook. Em um estudo conduzido em 2006 pela Student Monitor, uma empresa especializada em pesquisas de mercado relacionadas a estudantes universitários de Nova Jérsei, Facebook foi o segundo nome mais "in" entre os estudantes, empatado com cerveja e sexo e perdendo apenas para iPod O FaceBook tem que analisar melhor os seus conceitos sobre o que é obscenidade ou não. A remoção em 2008 de fotos de mães amamentando seus bebes, foi alvo de protestos de muitas delas, e deu origem a um enorme debate na internet sobre isso.O FaceBook tem que analisar melhor os seus conceitos sobre o que é obscenidade ou não. A remoção em 2008 de fotos de mães amamentando seus bebes, foi alvo de protestos de muitas delas, e deu origem a um enorme debate na internet sobre isso.Mas a decisão do Facebook de remover algumas fotos de amamentação enraiveceu alguns usuários, entre os quais a norte-americana Kelli Roman, mãe que teve uma foto que a mostrava alimentando a filha removida pelo Facebook.Roman é uma das administradoras de uma petição online intitulada "ei, Facebook, amamentação materna não é obscenidade", que ganhou força na semana passada depois que as manifestantes organizaram uma "amamentação de protesto" no Facebook e realizaram uma pequena manifestação diante da sede da empresa, em Palo Alto, Califórnia.

A petição já obteve mais de 80 mil assinaturas e mais de 10 mil comentários, e redespertou um velho debate sobre os prós e contras da amamentação em locais públicos.

Estatísticas do Facebook em dezembro de 2007
Usuários ativos Mais de 58 milhões
Média de novos usuários por dia Cerca de 250,000
Page views Mais de 65 bilhões por mês
Buscas Mais de 500 milhões por mês[37]
Maiores países Estados Unidos
Canadá
Reino Unido
Austrália
Turquia
Suécia Suécia
Noruega
África do Sul
França França
Honduras
Ranking de tráfego mundial 5º (Alexa)
Fotos 1,7 bilhões (média de 44 por pessoa)[5]
Maiores redes Londres, Reino Unido (1,760,596)[38]
Toronto, Canadá (966,092)[39]

OrKuT:Febre...Praga e Recôndito...

As redes sociais com relação aos seres humanos tem seu lado negativo e positivo. O privilegio de atitudes e comportamentos que podem valorizar a vida, já uma negação são os lados que marcados por atitudes e comportamentos podem agredir a vida.
O favorecimento de vínculos positivos através de interações entre os seres humanos oportuniza um espaço de reflexão, troca de experiências buscando soluções para problemas em comum, estimulando a cidadania, mobilizando grupos de pessoas e instituições para utilização de recursos existente na internet em pró da comunidade
Grupos com identidades semelhantes são compostos dentro destas redes, tendo assim como principal filtro dessas instalações a internet.
O orkut (www.orkut.com) é uma rede social que desde que surgiu mudou os hábitos de grande parte dos internautas, principalmente dos brasileiros. Por incrível que pareça, o Brasil representa mais de 50% dos usuários do orkut em todo mundo. Criado pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, o site agora faz parte do "império" da Google, empresa proprietária do site de busca mais conhecido no mundo.
Mas afinal, qual é o diferencial do orkut? Por que ele está fazendo tanto sucesso, a ponto de atingir uma popularidade poucas vezes vista na Internet mundial? Os usuários o acessam de todas os lugares possíveis, seja em casa, no trabalho, na escola ou na universidade. Se você for a um cyber café, um bar, uma casa noturna ou qualquer quiosque que possua acesso à Internet, provavelmente verá alguém acessando uma página de fundo lilás, com várias fotos de pessoas, comunidades etc

Do ponto de vista técnico, percebemos rapidamente que trata-se de um site bastante simples. Não há nada de excepcional em termos de tecnologia. É claro que torna-se necessária uma super estrutura de rede e muitos servidores para suportar os milhões de acessos vindos de toda parte do mundo. Porém, em termos de programação, um desenvolvedor Web com uma certa experiência poderia fazer um site semelhante em poucas semanas. O fato é que o sucesso do orkut não está na parte técnica, mas sim na idéia, somada à estrutura que a Google colocou à disposição para o projeto.
O orkut não foi idealizado como um simples site de relacionamento, os quais existem ou já existiram milhares desde o surgimento da Internet. Trata-se de uma rede social, onde as pessoas se aproximam pelos mais variados propósitos. Por exemplo, elas podem reencontrar amigos da época do colégio ou da faculdade, fazer novos amigos, paquerar, encontrar pessoas que possuem os mesmos gostos, os mesmos hábitos etc.
Para entrar no orkut você precisa ser convidado por alguém que já está cadastrado no mesmo. Após realizar o seu cadastro, você verá (figura acima) que a divisão é feita em três partes: perfil, meus amigos e minhas comunidades. O perfil contém sua descrição e seus dados pessoais, sendo que a maioria deles poderá ser visto por todo o público. O quadro meus amigos irá exibir todas as pessoas que você aceitou como amigo, e o quadro minhas comunidades irá exibir todas as comunidades às quais você optou por entrar. Por exemplo, se você estuda no Colégio São Luis Felipe Scolari, pode entrar nessa comunidade, que provavelmente já foi criada por um aluno da escola. Você também pode criar suas próprias comunidades e convidar seus amigos a fazer parte delas.
Existem muitas comunidades com temas interessantes, onde realmente surgem debates proveitosos. No entanto, se você navegar pelo orkut, começará a perceber algumas inutilidades, como por exemplo:
• Comunidades gigantes: faz algum sentido você fazer parte da comunidade "Planeta Terra", que possui milhares de participantes? Pois acredite, no orkut existem várias comunidades destinadas aos moradores do Planeta Terra.
• Usuários em milhares de comunidades: já vi usuários cadastrados em mais de 5.000 comunidades. Porém, a verdade é que as comunidades que escolhemos revelam um pouco de nossa identidade. Deveria haver um limite de comunidades por usuário, algo em torno de 40 ou 50.
• Comunidades grotescas: você gostaria de fazer parte da comunidade "Amantes da Pastelina"?. Pois é, ela já tem mais de 3.000 membros! Você se chama Mariana? Que tal fazer parte da comunidades "Marianas", que já possui mais de 6.000 membros?

Ok, no orkut tudo é válido! Afinal, o que alguns consideram inconvenientes, outros consideram muito divertido. Quem nunca gostou do seriado Chaves irá odiar as dezenas de comunidades dedicas a ele. Mas quem é um "chavesmaníaco", poderá ficar horas dando risada ao relembrar as histórias do programa, contadas pelos membros da comunidade. Existem também as comunidades do tipo "Eu odeio". Por exemplo, se você não gosta do Galvão Bueno, saiba que existem mais de 20 comunidades do tipo "Eu odeio o Galvão Bueno".
Enfim, o orkut virou uma febre. E junto com a febre, veio uma praga, que são os famosos spams. Felizmente, esse problema está sendo contornado com a desabilitação do envio de mensagens para os membros das comunidades. No início, ao acessar o orkut, o sistema exibia um aviso do tipo "Você tem 54 novas mensagens", sendo que 99% delas eram um verdadeiro lixo eletrônico, como correntes, propagandas etc. Atualmente, você pode enviar mensagens somente aos seus amigos, e não para uma comunidade inteira.
Outro problema merece destaque no orkut é a autenticidade das informações. Navegando pelo site você irá se surpreender ao descobrir que o Ronaldinho tem o seu perfil cadastrado, assim como o Romário, a Xuxa, o Jô Soares, a Gisele Bündchen e o presidente Lula. Porém, a maioria desses perfis são falsos, e foram criados por alguns usuários que não tinham nada mais importante para fazer. É claro que existem alguns famosos com perfis verdadeiros no orkut, como o cantor Léo Jaime, que tem milhares de "amigos". Certa vez, a apresentadora Silvia Abravanel (filha de Silvio Santos) foi ao programa "Show do Tom" na Rede Record, e falou ao vivo que tinha o seu orkut. Em poucos minutos, seu perfil recebeu centenas de scraps (recados deixados pelos usuários), o que demonstra a popularidade da rede social.
Por fim, o recôndito: o que está por trás do orkut? Será que é apenas popularidade que o seu proprietário está querendo? Pense bem: atualmente as empresas gastam fortunas implementando sistemas para identificar perfis e os hábitos de consumo de seus clientes. E o que é que mais existe no orkut??? Existem perfis, preferências, hábitos etc. Por exemplo, se você faz parte da comunidade "Eu adoro vestidos azuis", com certeza seu perfil será de interesse de um fabricante desse tipo de vestido. Além disso, o orkut permite a consulta de informações genéricas que podem ser úteis às empresas, como estado civil, filhos, pessoas que gostam de ter animais em casa, moradores de uma determinada região etc.
Não existe nada concreto, mas já circulou entre os membros do orkut uma mensagem acusando o serviço de estar se apropriando das informações dos usuários para fins comerciais. Ou seja, a acusação dizia o orkut estaria criando um banco de dados mundial, onde qualquer empresa com intenção de lançar um produto poderia comprar informações sobre o nicho de mercado que deseja atingir.
O certo é que, independente dos objetivos do orkut e dos inconvenientes que ele apresenta, o site virou uma epidemia, principalmente entre os jovens. Afinal, o orkut oferece diversão, informação, amizades e relacionamentos em geral. Bom o que pareçe é que ele veio para ficar, não temos como saber. Pode ser que seja apenas mais uma moda a pegar na Internet. Porém, é surpreendente as proporções atingidas por esse verdadeiro fenômeno em nível mundial.

domingo, 5 de abril de 2009

MusIcAs InFaNtIs dOs AnOs 80

Existe tanta gente que, como eu, sente saudade das músicas infantis de antigamente, principalmente as da década de 80. Naquela época, o mundo infantil era muito diferente de hoje, os programas de televisão destinados às crianças eram mais elaborados, bem como as músicas. A música da década de 80 quebrou a barreira do tempo e continua fazendo sucesso ainda hoje. O som conseguiu atingir diversas faixas etárias no novo século, o que é percebido em vários sites sobre o cenário musical dos anos 80, além de blogs e também fotologs. Festas temáticas são realizadas até hoje, para recordar a loucura musical que se passou e que continua na memória, nas regravações e nas pistas de dança.

Pra sentir saudades...

A ARCA DE NOÉ Dois discos infantis lançados em 1980 e 1981 onde Toquinho reúne grandes cantores convidados a fim de homenagear o poeta Vinícius de Morais, seu antigo parceiro, que havia morrido recentemente.

MENUDOS Um dos grandes fenômenos musicais em termos de popularidade na história da música. Por onde passavam, arrastavam milhões de jovens enlouquecidas.Maior sucesso: Não se reprima

ANGÉLICA Antiga cantora e apresentadora infantil da extinta Rede Manchete. O programa se desenrolava à tarde e concorria contra o Show Maravilha do SBT durante a semana. Aos sábados era a vez do programa Milk-shake que era dedicado a todas as idades. Na época, seu trunfo eram os seriados japoneses. Atualmente trabalha na Rede Globo.

A NOVA TURMA DO BALÃO MÁGICO Tendo sido composto afim de ser substituto do antigo grupo Balão Mágico (os integrantes já haviam passado da idade), surge, em 1988, com as então crianças Rodrigo, Natanna e Tuanny, A Nova Turma do Balão Mágico. O trio teve um sucesso meteórico com músicas como "A Bruxinha", "Meninos e Meninas" e, em 1990, com "Quem não sabe assoviar" e "Bicho Ruim". Atualmente, apenas o Rodrigo continua atuando no meio artístico. As meninas estão na área de Direito.

ARETHA Disco da cantora mirim filha dos também cantores Antônio Marcos, já falecido, e Vanusa. Começou sua carreira artística aos 6 anos no especial Arca de Noé. Ainda trabalha como cantora.

CLUBE DA CRIANÇA Surgido na Rede Manchete em 1983, com o 1º LP lançado em 1984, foi marco da programação infantil da mesma, participação da Xuxa, crianças Luciano e Patrícia e o saudoso palhaço Carequinha e convidados.


ATCHIM & ESPIRRO Dupla de palhaços que fez muito sucesso nos anos 80 se apresentando em programas como Trapalhões, Xuxa, Mara e por aí vai. Seu maior sucesso foi com a música Circo da Alegria. Hoje estão separados, mas continuam no meio artístico.



A TURMA DO
BALÃO MÁGICO Composto por Mike, Tob, Simony e Jairzinho, este grupo desbravou a década de 80 de 1982 a 1986. O programa estreou em 1983, nas manhãs da Rede Globo. Posteriormente o programa foi cancelado com a chegada de Xuxa, em 1986, e devido ao fato dos integrantes não serem mais crianças.

CANÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS Disco lançado em 1987 pelo cantor e compositor Toquinho, em que homenageia os Direitos da Criança.

FESTIVAL INTERNACIONAL DA CRIANÇA DE 1983 Este festival é considerado o berço do Trem da Alegria. Em 1983 este Festival foi apresentado na Rede TVS (hoje SBT) e foi capitaneado pelo Silvio Santos onde várias crianças disputavam colocação de melhor cantora. Só a título de curiosidade, a lista de ganhadores: Jefferson (1º lugar), Patrícia Marques (2º lugar), Juninho Bill (3º Lugar) e Luciano (4º lugar).

FOFÃO Com a primeira aparição em 1983 para fazer parte do programa Balão Mágico da Rede Globo, permaneceu até o término, em 1986, sendo transferido para a Rede Bandeirantes surgindo assim o programa TV Fofão que permaneceu no ar até 1989.

GABRIELA Famosa cantora solo mirim dos anos 80 que teve como padrinho o cantor Roberto Carlos. O ápice de sua carreira ocorreu com a música Pego um Martelo de 1988. Participou também como cantora em desenhos animados como a Pequena Sereia e Fivel,conto americano, todos de 1989. Encontra-se fora do meio artístico há vinte anos.

HERÓIS JAPONESES Seção onde se encontra a trilha sonora dos seriados japoneses e que tanto marcaram a infância dos anos 80. Atualmente conta com a trilha sonora de Kamen Rider Black.




MARA MARAVILHA Ex-apresentadora infantil do canal SBT. Comandava o extinto programa Show Maravilha de 1987 a 1992 nas tardes da emissora, concorrendo com o programa da Angélica que passava na extinta Rede Manchete. Virou cantora evangélica.


MÚSICAS JUVENIS Artistas que cantavam para o público adolescente da década de 80:Dominó, Luan &Vanessa, Luciano, Nassyn,Menudo,Paquitas / Paquitos, Patrícia, Marx e Simony

MUSICAS DE NOVELAS INFANTIS Músicas de novelinhas que marcaram nossa infância. Atualmente conta com músicas das novelas Carrossel e Vovô e Eu.

OS ABELHUDOS Famoso grupo infantil da década de 80 composto pelos irmãos Diego e Rodrigo Saldanha, Renata Benévolo, Tatiana, Rafael e Danielle. Durou de 1985 a 1989. Voltaram a cantar recentemente com a participação dos integrantes originais: Diego, Rodrigo e Renata.

PIRLIMPIMPIM Uma homenagem de 1982 ao Sítio do Pica-Pau Amarelo com a participação de grandes nomes da nossa música como Moraes Moreira, Bebel Gilberto, Baby Consuelo, Jorge Ben e muitos outros.

PLUNCT PLACT ZUUUM Lançado em 1983 e seguindo o sucesso do musical Pirlimpimpim feito no ano anterior, este álbum contou com a participação de grandes artistas e até do improvável Jô Soares cantando, mas que não decepcionou.

TREM DA ALEGRIA Grupo formado pelos então garotos Luciano, Juninho Bill, Vanessa, Patrícia, Amanda e, posteriormente, Rubinho. Durou de 1985 a 1993. Para muitos, o fim do grupo representou o término da Era infantil no Brasil. Principal grupo infantil na época. Uni Duni Tê, o carro-chefe do primeiro LP do grupo, logo caiu na boca da garotada e, em pouco tempo, o Trem da Alegria ia conquistando fãs pelo Brasil inteiro, mesmo com as freqüentes trocas de seus integ

rantes.
Maiores suces
sos: Piuí Abacaxi, Uni Duni Tê, He-man

TURMA DA MÔNICA Grupo de personagens de histórias em quadrinhos surgido na década de 60 e criado por Maurício de Souza. Alguns personagens inspirados pelos seus próprios filhos.

MARIANE Cantora e apresentadora infantil, apresentou no SBT o programa infantil Ciranda de 1989 a 1991. Em 1994, passa para o canal CNT apresentando o programa Tudo por brinquedo, terminando na Record apresentando o programa Tarde Criança com Mariane de 1995 a 1996.


XUXA Começou sua carreira de apresentadora infantil em 1984 com o Clube da Criança indo parar na Rede Globo em meados de 1986 com o programa Xou da Xuxa, em substituição ao programa A Turma do Balão Mágico.

A partir de 1986, a Rainha dos Baixinhos lança discos com músicasespecialmente voltadas às crianças. Seu primeiro LP vendeu 2.622.977 cópias e chegou a desbancar o "rei" Roberto Carlos nas paradas musicais. Foi o maior fenômeno da década de 80 no quesito programa infantil, sem rival. Continua ainda na ativa, mas não com o mesmo sucesso.

Maiores sucessos: Ilariê, Lua de Cristal, Abecedário da Xuxa.

Época de maquiagem exagerada e estilo extravagante de se vestir. Músicas românticas e a rebeldia do rock n´roll das diversas bandas que surgiam naqueles tempos. Muitos retratam os anos 80 como a década perdida, da música de mau gosto. Mas ela continua tocando e contagiando um grande número de pessoas.

Hoje não se vê mais grupos infantis de gabarito, é como se cada época mostrasse sua magia de diferentes formas e, na década de 80, as crianças tiveram a vez.

Voltar**